quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Accountability

Quem quiser conhecer o currículo de um investigador científico português, deve arme-se de banda larga e bastante paciência. Não é nada óbvio "o que eles fazem com os nossos impostos"!

Podemos começar com o relatório
"Produção Científica Portuguesa, 1981-2007: Indicadores Bibliométricos", que nos dá uma ideia da produção científica por área. Química e Medicina estão entre as áreas com maior produção: um bom começo para procurar o Wally. (É melhor nem olhar para o Direito...)

O sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia já teve, há muitos anos, uma base de dados dos bolseiros que funcionava... Quanto aos projectos financiados, não são indicadas as publicações associadas a cada um. E só com muita sorte é que as páginas dos centros de investigação publicam os seus relatórios anuais.

O sítio da Biblioteca do Conhecimento online, b-on, que começou com uma promoção milionária, deixa muito a desejar. Procuremos, por lá, pelo mistério mirandês. Bom... Tentem antes encontrar investigadores com currículo reconhecido: por exemplo, Aníbal Cavaco Silva, José Mariano Gago, Francisco Louçã, Manuel Sobrinho Simões (os nomes próprios são importantes para distinguir pessoas diferentes com apelidos iguais). Experimentem!

1 Comentários:

Blogger Miguel Madeira disse...

Outro bom sitio para procurar:


http://opac.porbase.org/ipac20/ipac.jsp?session=X23H9768W2622.100991&menu=search&aspect=subtab13&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=porbase&ri=9&source=%7E%21bnp&index=.AW&term=&x=18&y=11&aspect=subtab13&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=porbase&aspect=subtab13&ultype=&uloper=&ullimit=&ultype=&uloper=&ullimit=&sort=&limitbox_1=&limitbox_2=&limitbox_3=&limitbox_4=&limitbox_5=&limitbox_6=

14 de janeiro de 2009 às 15:57

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial